O movimento e importância da musica em nossas vidas

Publicado: 02/12/2018

Musica


Desde o começo nossa realidade é definida por energia em forma de vibrações.

A energia vibra em volta de nós, e dentro de nós...

Alguém em algum lugar bateu palmas e inventou a primeira batida, nesse momento a musica nasceu.

Os instrumentos criam vibrações mas são os artistas que definem os sons que nos conectam.


64% dos brasileiros acreditam que a música é parte importante da vida.


A música está em todo lugar: nas festas com os amigos, animando a série de exercícios, no caminho para o trabalho e para relaxar em casa. De acordo com o Target Group Index, solução da Kantar IBOPE Media, 64% dos entrevistados concordam com a frase “a música constitui parte importante em minha vida” – indício de que a música é muito mais do que o ato de apertar play. Acompanhar o trabalho do seu artista favorito é parte desse ritual. Entre os que consideram a música parte importante da vida, 20% afirmam que vão a shows. Destes, 76% frequentam casas de espetáculos, 55% vão a shows ao ar livre e 48% assistem a shows em estádios.


A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.


A música tem o poder de atrair pessoas em todos os meios: 62% dos entrevistados do Target Group Index declararam ouvir música no rádio e o interesse pela programação musical também chega a TV. Em levantamento realizado entre janeiro e agosto deste ano, 72% das pessoas assistiram ao menos um minuto de programação musical nas 15 regiões metropolitanas onde a audiência de televisão é aferida regularmente pela empresa. Esse número equivale a mais de 49 milhões de telespectadores na TV aberta e por assinatura.


Levando em consideração somente a audiência da TV aberta, Fortaleza e Recife são os mercados que mais se destacam no consumo de programação musical: 74% dos indivíduos da Grande Fortaleza e 73% dos telespectadores da Grande Recife assistiram ao menos um minuto do gênero.


Consumo de programação musical na TV aberta


Posição Região Metropolitana Alcance (COV%)

1 Grande Fortaleza               74

2 Grande Recife                 73

3 Grande São Paulo   68

4 Grande Salvador               52

5 Grande Porto Alegre   47


O levantamento de audiência levou em conta os programas que têm a música como foco principal de seu conteúdo. Os programas classificados por esse gênero podem apresentar clipes musicais, shows, reportagens e entrevistas com os mais diversos representantes do cenário musical local, nacional ou internacional. Neste tipo de programa, não há competição e/ou disputa de prêmios como nos formatos de reality shows.


O que eu acho fascinante é a incrível capacidade que ela tem de instigar nossos mais puros sentimentos, fazendo aflorar várias sensações diferentes no ser humano sem que, muitas vezes, nós nem tenhamos a percepção disso. A música tem um poder incrível, consegue nos fazer sentirmos racionais e irracionais ao mesmo tempo, é paradoxal, perturbadora, irritantemente doce e suavemente pesada. Harmonia, melodia e ritmo. Combinação tão matemática, tão perfeita. Já imaginou um filme sem trilha sonora? E o mundo sem som?


Penso que cada vez mais, nos tempos modernos e corridos que vivemos, precisamos nos dar um tempinho de vez em quando, prá fugir da rotina e do estresse que nos assola. A música pode ser uma verdadeira aliada nesse processo de relaxamento, pois nos renova, nos faz pensar, nos deixa leve, purifica a alma...


Bora escutar uma música!



Compartilhe com seus amigos




Voltar
Fale Conosco pelo WhatsApp